Comerciarios
SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SANTA ROSA
Sede: Rua Antônio Carlos Borges, 90 - Santa Rosa
Fone: (55)3512-6877
Sub-sede: av. Santa Rosa, 901 - sl.01 - Três de Maio
Fone: (55)9963-8296

E-mail: sec.sra@terra.com.br - CNPJ. 90.863.663/0001-22
Histórico

Fundada em novembro/1978 a Associação dos Empregados no Comércio de Santa Rosa, com o objetivo de representar os trabalhadores no comércio de nossa cidade.

Em 21/setembro/1982 expedida a Carta de Registro Sindical do Ministério do Trabalho, passando a denominar-se Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Rosa, com base territorial resumida ao município de Santa Rosa(RS).

Em 1994, após movimento encabeçado por lideranças sindicais de nossa cidade, foi impetrada Ação Civil Pública contra a diretoria do Sindicato com a acusação de malversação e dilapidação do patrimônio da entidade, os quais foram afastados por determinação judicial.

Em 10/1994, por indicação da categoria e determinação judicial, formou-se uma Junta Governativa (03 membros) para administrar e comandar alterações estatutárias bem como eleição da nova diretoria.

Primeiro ato da Junta Governativa: buscar o fortalecimento do Sindicato através da extensão da base territorial de atuação junto aos municípios de Santo Cristo, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Tuparendi, Tucunduva, Novo Machado, Campina das Missões e Cândido Godoi, ato oficializado e publicado no Diário Oficial da União em 06/12/95.

Em 12/1995 realizou-se a eleição da nova Diretoria, a qual foi escolhida pessoas com larga experiência e de inabalada idoneidade, a fim de resgatar a credibilidade da entidade junto a categoria.

Com alterações realizadas no Estatuto Social da Entidade, buscou-se democratizar a entidade, possibilitando o acesso mais fácil ao comerciário a associar-se e assegurar direitos de decidir os rumos do Sindicato.

No ano de 2000, com a extinção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três de Maio, anexou a base territorial dos municípios de Três de Maio, Horizontina, Alegria, Dr. Maurício Cardoso, Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá.

AÇÃO SINDICAL E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Tendo como função principal a defesa dos comerciários, o Sindicato concentra esforços na ação sindical, lutando pela categoria no âmbito das negociações coletivas ou a sua representação junto aos empregadores.

Nas campanhas salariais realizadas a partir de 1995, o Sindicato fechou acordos e convenções coletivas de trabalho que beneficiam cerca de 2.500 trabalhadores na base. Apesar da conjuntura econômica extremamente desfavorável vigente em nosso país, garantimos no decorrer destes anos, através da persistência e a maneira séria em conduzir as negociações, conquistas importantes para a categoria dos comerciários.

"Conhecer melhor o Sindicato é um direito do trabalhador"
"Facilitar o acesso às informações é um dever da Diretoria".
SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SANTA ROSA